O que é o “cloud hosting” ou alojamento em nuvem

O “Cloud Hosting“, ou traduzido à letra para o português, “Alojamento em Nuvem” é uma tecnologia nova que começa agora a dar os seus primeiros passos no mercado internacional, sendo em Portugal praticamente inexistente. Here we are going to discuss some basic things for a host Esta tecnologia consiste basicamente na partilha de vários servidores para alocar o seu espaço web, ou seja, efectuando a gestão da segurança, distribuição de carga e de recursos, o seu website terá acesso ao poder de processamento de vários servidores que serão distribuídos em tempo real.

Este novo tipo de alojamento traz novos benefícios para os seus utilizadores. Escalabilidade e redução de custos são as grandes vantagens. Como a tecnologia é altamente escalável, a expansão do seu website poderá ser feita sem estarmos limitados aos recursos de um servidor. Basta pensar no processo de transferência de um alojamento partilhado para um alojamento dedicado, ou de um pico de acessos que deite abaixo o seu servidor. Com o “cloud hosting” ou alojamento em nuvem, facilmente se evitaria estes transtornos.

Alojamentos em nuvem cobram aos seus clientes por quantidade de processamento usado, tal como pagamos a electricidade ou água. Pagamos por aquilo que usamos. Tempos já eram quando se tinha que pagar por altos recursos de hardware para evitar o “crash” do servidor em picos de utilização. Agora com o “cloud hosting” pagamos por aquilo que usamos.

Neste momento ainda são poucas as empresas que oferecem este tipo de alojamento. GoGrid e RackSpace são duas delas que oferecem também outros tipos de serviços. Em Portugal não detectámos qualquer plano no sentido de oferecer o “cloud hosting”.

Para mais informações, truqes e dicas consulte o nosso Blog sobre Alojamento Web.